segunda-feira, março 27, 2006

Sobre o encontro de amanhã

Porque não?No final da primeira-mão dos oitavos de final entre o Chelsea e o Barcelona, no areal de Stamford Bridge, estive para colocar um post aqui na tasca com uma linha e uma foto: a linha dizia "Senhoras e Senhores, os futuros Campeões Europeus" e a foto era do onze que tinha jogado em Londres nessa noite. Mas entretanto fui fazer qualquer outra coisa e esse post ficou esquecido até ao dia seguinte, em que já não fazia muito sentido escrevê-lo.
E isto resume a minha posição sobre o jogo de amanhã: o mais natural é o Benfica ser apenas mais um obstáculo até à glória blaugrana em Paris. Se perdermos, será normal e o melhor é não fazermos sequer grande drama disso. Até porque para quem não ia há não-sei-quantos anos à fase de grupos da Champions, já fizemos muito. Eu não era tão pessimista como o colega de tasca Joaquim Varela (que punha as suas previsões na base de um ponto - sendo o melhor cenário a luta pelo 3º lugar e consequente acesso à Taça UEFA), mas também tinha em mente que o objectivo do Benfica seria não ficar em último do seu grupo para não ficar arredado das competições europeias pós-natalícias. Por isso, e ao contrário dos jogos com o Liverpool (pelo menos até ao golo de Simão lá), encaro este encontro como encarei o jogo com o Manchester: com a maior das calmas, pois o mais natural é sermos eliminados.
Mas, como retive de um comentário do Joaquim, pode ser que os "profetas da desgraça" que já disseram que com Van Nistelrooy, Cristiano Ronaldo e Giggs era de goleada e depois tiveram de rectificar para Gerrard, Cissé e Morientes, tenham de voltar a engolir o que já se ouve de Ronaldinho, Eto'o e Deco. Há alguns factores que me permitem ter confiança que pelo menos o jogo de amanhã não será nenhum massacre: a defesa de recurso do Barcelona (Puyol faz lá muita falta) e o facto de Lionel Messi - o novo miúdo maravilha argentino - estar lesionado.
E digam o que disseram, depois do Porto em Sevilha, Gelsenkirchen e Tóquio, do Sporting no Alvalade XXI, da Selecção na Luz, só falta mesmo um Benfica em Paris...não contem a ninguém mas, cá no fundo - mesmo no fundo onde só as paixões se confessam, eu acredito.
Mas xiu! Pode dar azar...

Sem comentários: