quinta-feira, março 10, 2005

Oh tempo volta para trás (ou então não...)

A Bíblia quando era mesmo a Bíblia e não aquilo que é agoraTerminei ontem à noite a última das tarefas que a minha recente mudança de casa me obrigou. Acabei de ordenar e colocar "in su sitio" uma quantidade indescritível de livros, revistas, papelada avulso e outros suportes de informação em papel. Ficou tudo muito catita, num móvel que mandei fazer à medida, lá para um canto da sala de estar. No meio disto tudo (re)encontrei nestas últimas semanas coisas do "arco-da-velha". Pedaços da minha infância e adolescência, que me deixaram bastante nostálgico. Algumas delas já nem eram "catalogadas" no meu disco rígido. Eis, então algumas dessas preciosidades:

- Livros de BD do Luso-Britânico Major Alvega, de Dogfight Dixon e do Tarzan;
- Jornal "A Capital" da tarde de 25 de Abril de 1974 (num estado cada vez mais miserável);
- Os meus cadernos da 1ª e 2ª classes cheios de bonecada alusiva ao PREC (chaimites, tanques, aviões, slogans partidários, etc);
- Colecções de cromos do Vickie, o Vicking e dos Mundiais e Europeus de Futebol entre os anos de 1978 (quem ainda se lembra de ver jogar um tal de Osvaldo Ardilles, um Daniel Passarella ou a célebre Laranja Mecânica de Johann Cruyf e companhia?) e 1990;
- Colecção de revistas "Pão com Manteiga" (esse saudoso "pugrama" da rádio) e que eu nem sabia onde estavam. Palavra de honra que pensava que esta coisada já há muito que estava soterrada por toneladas de detritos, quiçá até já em avançado estado de decomposição;
- Inúmeros números do jornal "A Bola", a grande maioria deles na mítica versão gigantesca, que me remetia sempre para a valente cotovelada ao "vizinho do lado" numa qualquer viagem de autocarro, sempre que aparecia a célebre frase "continua na pág.11". Entre eles destaco a edição de Sábado, 13 de Dezembro de 1986. Nesse número da "Bíblia", deliciava os seus leitores Aurélio Márcio, com as suas previsões para a jornada que se avizinhava do Campeonato Nacional de Futebol, sendo que nesse fim de semana se iria jogar mais um "derby dos derbys", no já demolido Estádio José de Alvalade. Na sua perspectiva, o Sporting tinha 20 % de favoritismo, o empate outros 20 % e os restantes 60 % sobravam para as "Papoilas Saltitantes". Pois é, meus amigos, eu estive no dia 14 de Dezembro no estádio da lagartagem, a assistir parcialmente a um jogo em que o Sportem marcou 4 golos e a minha equipa somente um. Parece que houve mais, mas já ia a caminho de casa em passo acelerado... Escusado será dizer que a edição de 2ª feira não faz parte deste espólio...

Sem comentários: