segunda-feira, janeiro 05, 2004

Não vi nada que justificasse a construção deste estádio

Como já aqui tinha referido, ontem estive presente no Novo Estádio da Luz , a assistir ao Benfica-Sporting, mais para ver o novo estádio do que a marcar um regresso meu aos estádios. Faz no próximo mês de Maio 10 anos que eu tinha assistido ao último jogo "in-loco", e quase que senti esta deslocação como se de uma "1ª vez" se tratasse. E voltou aquele arrepio na espinha, que sempre me marcou, nos instantes antes de começar o jogo contra a "lagartagem".
E não gostei do que vi. Desportivamente foi miserável. A todos os jogadores e equipa técnica do Benfica só tenho uma questão a colocar: "O que é aquilo?"
Sim. Acho que não se pode chamar futebol, ao que o Benfica fez ontem à noite. Pontapé para a frente e "fé em Deus", para mim, não é nada. Nem a deplorável arbitragem duma das "esperanças" da arbitragem nacional (pela amostra continuará tudo na mesma nos próximos anos), justifica a derrota. Inteiramente justa a vitória do Sporting, apesar dos penalties inventados (na minha óptica e sem ter ainda visto as imagens da televisão).
Quanto ao que me interessava, que era o novo estádio, também não gostei do que vi. Se este era um teste para o Euro 2004, prevejo o pior para o Campeonato da Europa. O novo estádio do Benfica é muito bonito e provoca sensações únicas, mas só naquilo que é visível pela televisão. Os acessos são lastimosos. O controlo de entradas é do pior que já vi. Como "borlista" durante anos e anos, no Estádio José de Alvalade, tenho a declarar que nunca foi tão fácil entrar sem pagar, como neste novo estádio, apesar dos responsáveis benfiquistas apregoarem o contrário. Comigo, ontem, foram 2 pessoas ver o jogo que não pagaram bilhete. Em termos de segurança, não fui revistado, tal a quantidade de gente que estava a entrar no estádio naquela altura, pelo que poderia ter entrado com uma arma e granadas defensivas para dentro do recinto.
Por fora o estádio é feio. Deveria ser pintado. No seu interior (excluindo as bancadas) é horrível, com um ar inacabado, tal como o anterior. São tubos e instalações eléctricas ao alcance de qualquer um. Paredes de betão nuas, sem serem pintadas. Casas de banho mínimas e sem qualidade. Bares com muita comida fast-food, que pessoalmente dispenso. E se bem conheço este país, já nada irá ser feito neste capítulo. Vai ficar mesmo assim. Como palco para a final do Euro 2004, só mesmo o que é visível nas câmaras de TV, porque o resto já eu conhecia do anterior estádio. É mau e feio!

Não percebo porque razão não existe nenhuma divisória entre sectores do estádio. Assim, já se instalou uma anarquia semi-controlada. As pessoas sentam-se onde bem lhes apetece. Eu, apesar de ter adquirido um bilhete para trás de uma das balizas, acabei por ver o jogo, num lugar central, na bancada "reservada" aos sócios, sem que ninguém me dissesse nada. E penso que mais cedo ou mais tarde irá acontecer algo de muito mau, devido ao facto de não haver vedação em todo o acesso das bancadas ao relvado. E não vão ser aqueles senhores do colete amarelo que vão conseguir demover ânimos mais exaltados.
Mais um aspecto negativo. Onde estão as barraquinhas do courato (com pêlo de preferência) e da "mini" morna?
Como aspecto positivo, tenho a realçar uma muito maior presença feminina nestes eventos, que ao menos, sempre dá para distrair das desgraças desportivas, como foi o caso...

PS: Nem o meu "cachecol da sorte", cheio de mofo e demodé nos safou...

Sem comentários: