quarta-feira, junho 01, 2005

O homem que imita os outros

O original...bomA cópia..vulgar e sem qualidadeEstive para não escrever sobre este assunto, mas é uma coisa que me mete tanto nojo que não me aguentei. Além disso, acredito ser nosso dever denunciar este tipo de situações, de maneira a desmascarar os aldrabões chico-espertos que estão relacionados com o "projecto" a que me refiro.
Mas afinal, de que está este tipo a falar, perguntam-se? Pois eu respondo-vos, antes que carreguem na cruzinha no canto superior direito do monitor...falo-vos das Publicações Europa-América, de um tal de Rui Fialho e dos "livros" "O homem que trincou o gato" e "O filho do homem que trincou o gato".
Meus amigos, embora possam existir uma série diversificada de nomes que se aplicam a estes senhores, eu penso que o mais apropriado é mesmo FILHOS DA PUTA! Porque copiar, de uma maneira vergonhosa, o nome de uma das rúbricas de rádio com mais sucesso de sempre no nosso país, e fazer dinheiro (e muito, pelos vistos) à custa disso é serem verdadeiros FILHOS DA PUTA! Enganar os potenciais compradores que possam adquirir os livros, pensando tratar-se de algo relacionado com o Homem que mordeu o Cão é serem FILHOS DA PUTA! Colocar à venda um produto de qualidade e gosto mais do que discutíveis, encostando-se ao sucesso de algo verdadeiramente novo e inovador é serem FILHOS DA PUTA!
É costume dizer-se que os meios justificam os fins, mas há que marcar limites. Pelo menos aqui. Porque num país onde a justiça funcionasse, todo, e repito, todo o dinheiro feito à custa da venda destes livritos iria inteiramente para o bolso do criador da rubrica a que estes FILHOS DA PUTA se foram alapar, se possível acompanhado de uma choruda indemnização. E se o facto de um "autor" fazer este tipo de jogada já não me espanta, uma editora supostamente respeitável como a Europa-América alinhar nisto é de todo desprezível. Por mim, garanto-vos que nunca mais comprarei nada que leve com o selo destes senhores, porque penso que só assim poderei "premiar" os ditos FILHOS DA PUTA.
Como diz o dono do original, e penso que o nome deste blog é um exemplo puro disso, "a imitação e o aproveitamento aldrabão até podem ser uma forma de elogio - mas isto se houver o mínimo de mérito ou qualidade da parte de quem imita e aldraba". Ora, e embora a parte do mérito e da qualidade não seja obviamente aplicável a este antro, por falta dos mesmos, foi desde o post inicial, há praticamente 2 anos, mencionado que o nome do blog tinha como inspiração os célebres desbloqueadores de conversa, nunca se escondendo aquilo que era, uma homenagem ao espírito do HQMC.

Podemos ser maus, podemos não ter qualidade, podemos até ser muito iztúpidos...mas tentamos não ser FILHOS DA PUTA. Já outros, vendem merda a 8 euros...

Sem comentários: