terça-feira, maio 04, 2004

O mundo das obras...na década de 70

Young man, there's no need to feel down. I said, young man, pick yourself off the ground. I said, young man, 'cause you're in a new town. There's no need to be unhappy. Young man, there's a place you can go. I said, young man, when you're short on your dough. You can stay there, and I'm sure you will find many ways to have a good time. It's fun to stay at the Y-M-C-A. It's fun to stay at the Y-M-C-A. They have everything for you men to enjoy, You can hang out with all the boys ...Eu tinha mesmo que desabafar com alguém, porque desde há alguns meses que esta imagem me assola e uma pessoa, quando está assolada, o melhor que tem a fazer é mesmo desabafar...ou deixar de beber...mas pronto, cá vai! Ora, conhecendo o mundo das obras de hoje, como seria ele há umas décadas atrás? É que mostram muitas vezes os filmes com as construções das pirâmides, com as obras na Grécia e Roma antigas mas...e nos tempos modernos? Cadê os filmes onde se possa ver como seria um estaleiro de obra durante os anos dourados do disco, para aí em 1977 ou 1978.
Há várias dúvidas que eu tenho? Por exemplo:
- Os trabalhadores de construção civil, na sua maioria negros (ainda não haviam ucranianos, na altura), se usassem as populares afros...como é que utilizariam o capacete? Meio metro acima da cabeça, eventualmente segurado por um elástico?
- As calças, será que era possível andar pela obra com calças à boca de sino? As botas, seriam substítuidas por sapatos com tacão de 15 centímetros? E os coletes de segurança? Substituídos por coletes feitos de cânhamo, com símbolos da anarquia e muitos bolsos para guardar 'fuminhos'?
- Os contentores, em vez das típicas luzes fluorescentes, teriam bolas de espelhos daquelas de discoteca?
- Em vez de Kussondolola, Hélder (o rei do Kuduro) ou Bonga, será que os trabalhadores ouviriam, num enorme rádio a pilhas, Bee Gees, Lipps Inc. ou mesmo os Village People?


Se estas hipóteses forem verdadeiras, uma coisa é certa, o mundo das obras seria bem mais interessante que hoje em dia...pronto, talvez tirando a parte dos Village People, não estou a ver uma série de operários a cantar entusiasmado o YMCA enquanto betona mais uma laje de betão...de qualquer modo a única coisa que ficou dessa era foram alguns bigodinhos ridículos que alguns operários gostam de continuar a sustentar, de preferência com restos do almoço guardados entre o lábio superior e o mesmo...

Sem comentários: