domingo, dezembro 27, 2015

Obrigada Elodie!

O David Duarte morreu. Tinha 29 anos e morreu à espera que o viessem operar. Foi transferido de urgência porque o seu estado não podia esperar, mas esperou. Esperou até morrer. O David Duarte morreu porque os médicos não vieram.

As culpas e as acusações somam e seguem. São os médicos que não pensam nos doentes e que deviam ir, mesmo que fosse de graça. Porque, aparentemente os médicos têm de ser escravos. É o anterior ministro que fez cortes cegos. É a administração do hospital que não soube orientar-se a favor dos doentes, mesmo dentro dos cortes cegos. Entretanto, devido a este caso, três administradores despediram-se.

Antes da morte do David Duarte outras 4 pessoas morreram nas mesmas condições. Antes do David Duarte o país não soube de nada. Mas os administradores souberam. Aqueles que agora se despediram, permaneceram nos seus empregos durante 4 outros casos iguais. Despediram-se apenas agora, porque agora se soube. E soube-se porque umaa jovem de 25 anos, a Elodie Almeida, namorada do David Duarte, na sua dor, escreveu. Escreveu e a sua carta tocou o coração de algum jornalista, que a divulgou e tocou todos nós. Elodie Almeida é o nome mais importante neste caso. Poucos a mencionam após a divulgação da carta, mas, graças a ela, o Hospital de S. José voltou a ter urgências de neurocirurgia ao fim-de-semana. Graças a ela mais nenhum "David" terá de esperar até morrer.

Sem comentários: