quarta-feira, novembro 28, 2007

"Velha taberna, nesta Lisboa moderna"

Ora...

...Fecharam a Ginjinha e, ainda que na minha alma de bêbeda e portuguesa me custe que a tenham fechado, não posso deixar de concordar. Se há falta de higiene e de condições de segurança...

Mas...

...Fecharam a Ginjinha. E a minha alma de portuguesa, de bêbeda, um quê de fadista, e algo de turista diz-me que não o deviam ter feito.

Mas...

...Caramba que aquilo era mesmo badalhoco.

Mas...


...Era A Ginjinha. A genuína e tradicional Ginjinha. Badalhoca, com baratas, o cheiro a mofo, os bêbedos habituais à mistura como os camones ocasionais. Os risos de quem bebia a genuína ginjinha, de preferência "com elas". E o Rossio a acompanhar. A rua do Tivolli (não me lembro do nome), mesmo ali, e a do Politeama e todo aquele cheiro a cultura que parece que se entranha mais depois de duas ou três ginjinhas, seguidas das cuspidelas do caroço "delas".

Mas...

...Fecharam a Ginjinha e com todo o direito de o fazer e até com o dever de o fazer. Era uma falta de higiene, uma porcaria, um atentado à saúde pública.

Mas...

...caramba... era a NOSSA Ginjinha.

Sem comentários: