quinta-feira, novembro 29, 2007

Racismo "branco"

Hoje, para tirar uma dúvida que tinha sobre um cartão meu, dirigi-me à dependência do meu banco na Gare do Oriente. Por ter sido atropelado a semana passada, tenho o chamado "olho à Belenenses" e várias marcas na zona da boca, ainda do acidente - dando-me um aspecto ainda pior que o normal. Quando lá chego sou atendido logo com olhares de lado e mandam-me dirigir a uma loiraça - linda, por sinal - que me iria esclarecer. Desde do momento em que digo "boa tarde" e me apresento, sou tratado com um desdém incrível e às minhas dúvidas (relacionadas com uma compra de um valor na Internet) é dado um tratamento de desconfiança incrível que só 345 perguntas (só me faltou pedirem o registo criminal) depois é resolvido com a pergunta:

- "A sua profissão?"
- "Consultor Informático."
- "Quanto é que aufere?"
- "XYZ (um bom valor, para as pessoas da minha idade)."

Passei imediatamente a ser tratado por "senhor" e todos os problemas passaram a ser de fácil resolução e até podia lá voltar se tivesse uma dúvida que a funcionária imediatamente resolveria. No final, até se ofereceu para me acompanhar à porta do banco.

Se isto não é racismo, o que é?

Sem comentários: