terça-feira, novembro 27, 2007

Outros países, outras culturas

Na Arábia Saudita, o Ministério da Justiça resolveu dever explicar a decisão de um tribunal de condenar uma vítima de violação a 200 chicotadas.

O caso é relativamente simples, uma mulher casada de 19 anos foi raptada com outro homem, e foi violada for sete dos raptores, há cerca de um ano atrás. Poucos meses depois, e depois de apelar da decisão, foi condenada a "apenas" 90 chicotadas, mas após ter falado sobre o caso à imprensa, essa pena foi arredondada para umas mais simpáticas 200 chicotadas e seis meses na prisão.
O seu advogado foi igualmente punido perdendo a licença para exercer a sua profissão porque...falou com a imprensa. A vítima, de momento, está sem advogado.

No entanto, o ministro da Justiça saudita afirma que o estado agradece as críticas construtivas e que os direitos das partes foram preservados no processo judicial, dado que "...puderam não concordar com a decisão e pedir um apelo, sem recorrer a sensacionalismo através dos meios de comunicação que podem não ser justos ou podem não conceder direitos a ninguém, e em vez disso podem afectar negativamente todas as partes envolvidas no caso."

Ah, e os violadores? Levaram uma pena de dois a nove anos de prisão...

PS: Fiquei agora a saber que, no Sudão, uma professora inglesa foi condenada por ter permitido que os seus alunos (de 6 e 7 anos) dessem o nome de Maomé a um ursinho de peluche...
ah, a beleza do mundo multicultural e tal...

Sem comentários: