terça-feira, outubro 23, 2007

O lado positivo do Aquecimento Global

Actualmente não há político/comentador/xico-esperto que não caia na tentação de se referir ao Aquecimento Global nos mesmos termos em que aqui há uns anos se referia à Guerra Fria, ao terror nuclear e à corrida ao armamento. E sim, é verdade que um dos gurus dessa gente até ganhou um prémio Nobel da Paz, juntando-se assim a pacifistas tão ilustres como Yasser Arafat e Shimon Peres, Henry Kissinger e Le Duc Tho.
No fundo o aquecimento global está na moda, soa bem, e mesmo que os dados científicos não batam exactamente com o que se diz, aquelas duas palavras parecem fazem sempre arrebitar as orelhas de quem as ouve.

Mas...e o lado positivo, as vantagens, as coisas boas que o Aquecimento Global nos pode trazer, e que nos são ocultadas, em nome do ambientalmente correcto? Nesta perspectiva, digamos, alternativa, elaborei uma lista de algumas das coisas pelas quais devemos estar gratos ao Aquecimento Global.

1) Guerra:
Além de dever ser aborrecido guerrear com temperaturas muito elevadas, a possibilidade de uma nova guerra à escala planetária acontecer devido às lutas pelos recursos hídricos passa a fazer pouco sentido, com água para dar e vender.

2) Racismo:
Com todo o planeta a ter uma temperatura mais elevada, andaremos todos bem mais morenos, havendo uma espécie de homogeneização rácica, pelo menos ao nível da cor!

3) Fome:
Com o degelo, teremos muito mais superfície coberta por água e, logo, muito mais peixe, o que resolverá o problema da alimentação.

4) Obesidade:
Com temperaturas mais elevadas suaremos mais, logo emagreceremos mais. Mais, não teremos tendência para engordar no Inverno, só porque nessa altura do ano usamos mais roupa e não se nota. Sem o Inverno, teremos que andar sempre com pouca roupa, logo, sempre em boa forma física.

5) Poluição:
Com um sol mais brilhante em mais regiões do planeta, existirá a tendência natural para o aumento de consumo da energia solar. Por outro lado a maior superfície submersa poderá provocar um maior aproveitamento da energia das marés.

6) Terrorismo:
Será muito mais complicado aos terroristas islâmicos manterem aquelas barbas características. E, sem estas, perdem toda a credibilidade que possam ter.

7) Ordenamento do território:
A zona onde o desordenamento do território é mais caótico é precisamente nas zonas costeiras. Com a subida do nível das águas do mar, irá assistir-se em todo o mundo ao aparecimento de novas linhas de costa, que poderão ser habitadas de forma bem mais ordenada.

8) Desastres naturais:
Um qualquer meteorito que caia na terra tem ainda maior probabiliade de atingir água. E os tsunamis, apesar de terem mais área para se propagar, terão igualmente muito menos área para provocar estragos. Além disso, a grande maioria dos vulcões e das áreas sísmicas ficará submersa.

9) Trânsito:
Acabarão as filas para o trânsito, pelo menos na ida e regresso da praia. Porque, se não formos para as praias da Caparica (já no topo da arriba fóssil, claro), vamos para as praias de Carrazeda de Ansiães ou de Mértola.

10) Vida sexual:
Ligada aos pontos 2 e 4. Pessoas mais morenas e menos gordas tornarão os corpos bem mais apelativos ao contacto sexual desenfreado.

11) Sanidade mental:
A inexistência do Inverno impedirá o lançamento das milhentas colectâneas de música romântica destinadas a "aquecer as frias noites de Inverno".

Sem comentários: