terça-feira, fevereiro 21, 2006

Benfica, uma equipa camaleónica

O glorioso salto de LuisãoNa época passada, jogávamos quase sempre mal, sem categoria, mas iam-se conseguindo resultados. Este ano, em jogos da Liga Portuguesa, roçamos a banalidade e os jogadores parece que estão a jogar por favor. Já dissemos adeus à revalidação do título e vamos lá a ver se conseguimos chegar ao top-3 (muito por conta de equívocos tácticos e constantes mudanças, muitas sem explicação, do projecto de treinador de futebol que este ano colocámos à frente dos destinos da equipa). Nos jogos decisivos e dificílimos, para a Champions League, nem reconheço o meu clube, tal a diferença de atitude demonstrada. Para melhor, claro!

Antes do sorteio da fase de grupos desta competição, o Benfica - que estava no pote 4, das equipas mais fracas, por conta de 3 épocas, nas últimas 5, em que não participou nas competições europeias - corria, a meu ver, para o último lugar do seu grupo. Duas "trutas" dos potes 1 e 2 ninguém nos tirava, e no pote 3 havia muita equipa forte e que na minha perspectiva, nos garantiria na melhor das hipóteses 2 empates, e eventualmente com alguma sorte poder lutar pelo 3º lugar, e consequente "descida de divisão" para a Taça UEFA.

O sorteio foi "amigo" e afinal saiu-nos na rifa a equipa do pote 2 mais acessível - o Villarreal - e o estreante Lille. Após ter feito as minhas contas, pensei para os meus botões, que afinal o 3º lugar era uma possibilidade um pouco maior que eu imaginara de início.

A vitória com o Lille, logo na 1ª jornada, fez que com as minhas mais negras perspectivas, fossem desde logo ultrapassadas. Depois de um miserável Manchester United ter complicado - e muito - as contas do grupo (eu preferia sempre uma equipa que ganhasse os jogos todos e deixasse as outras 3 equipas a discutir o 2º lugar), foi com grande surpresa que vi o meu clube chegar à última jornada com hipóteses reais de qualificação, e maior ainda o facto de a ter conseguido, frente a uma das mais poderosas equipas europeias e com uma equipa de recurso (se bem me lembro, foram até convocados jogadores da equipa B, para completar o banco, tal a onda de lesões). Ou seja, nunca me tinha passado pela cabeça que o Glorioso, partindo do pote 4, sem experiência desta competição - a grande maioria dos jogadores nunca tinha disputado um único encontro da LC - passasse aos oitavos de final. E foi a única equipa a fazê-lo, dos seus companheiros de sorteio.

Nem me interessava muito o sorteio que se seguiu - ficámos em 2º lugar no grupo e iríamos jogar sempre contra uma das mais fortes equipas da competição. Confesso que o Arsenal ou o Liverpool, campeões europeu em título, eram as minhas equipas desejadas. O sorteio fez-me a vontade e foi mais uma vez, com grande espanto meu que assisti, hoje à noite, a uma cópia quase perfeita do Benfica-Sporting que quase decidiu o Campeonato da época passada. Quem joga para o empate, acaba por se arriscar a perder.

Agora, aconteça o que acontecer, já excedemos largamente, as minhas mais realistas perspectivas de início de época. Só espero que aquele aprendiz de treinador de futebol, que lá temos agora, não volte a utilizar a táctica ultra-hiper-mega defensiva que usou em França, contra o Lille e jogue o jogo pelo jogo. É que ser eliminado pelo Campeão Europeu não envergonha ninguém.

Que se segue? Uma vitória 5-0 ao FCP e uma derrota 3-0 na Amadora? Um empate a 2 em Anfield Road e um empate a zero com a Naval 1º de Maio?

PS: Meus amigos, Karagounis tem mais futebol num pêlo púbico, que o "carpélio" do Beto em toda a sua farta cabeleira... ou sou só eu que vejo estas coisas?

Sem comentários: