quarta-feira, dezembro 14, 2005

"Coincidências" do nosso futebol

Ora deixa cá ver quem é que eu escol...nomeio esta semana...Depois de ver as nomeações do Conselho de Arbitragem da Liga para a 15ª jornada da Liga betandwin (ou lá o que é) já nem sei o que diga:

Naval - Sporting .......... Paulo Paraty (A.F. Porto)
Benfica - Nacional .......... Jorge Sousa (A.F. Porto)
FC Porto - Penafiel .......... Artur Soares Dias (A.F. Porto)

Ora, temos 25 árbitros de "1ª categoria" - destes, 5 são da A.F. Porto, e 3 calham, na mesma semana, nos 3 jogos dos 3 chamados grandes do futebol nacional. De fora ficaram apenas os irmãos Rui e Paulo Costa. Vale a pena dizer mais alguma coisa?

Se calhar é por causa disso que tanto Paraty como Jorge Sousa vão ser, cada um deles, o 4º árbitro da A.F. Porto a estarem em jogos do Sporting e do Benfica esta época (4 em 15 - 27%)! E, se calhar, é por causa disso que acontecem coisas como estas:

- É a primeira vez, esta época, que tanto Jorge Sousa como Artur Soares Dias (ambos da A.F. Porto) apitam qualquer um dos grandes...e logo na mesma jornada;
- Quando ainda nem chegámos a meio do campeonato, o Sporting já repetiu Paulo Costa e apresta-se a repetir Paulo Paraty (ambos da A.F. Porto) e ainda João Ferreira; o Benfica já repetiu Lucílio Baptista e o Porto já repetiu António Costa e teve 3 arbitragens com Lucílio Baptista;
- O Sporting já repetiu 4 árbitros assistentes, o Benfica 5 e o Porto 7. Tudo "normal", dado que são "apenas" 52 árbitros assistentes, na 1ª categoria;
- Os dois primeiros jogos do Sporting na edição da Liga deste ano tiveram como observador o sr. José Alves; em 3 jornadas consecutivas, entre a 5ª e a 7ª, um tal de Domingos Gomes foi o observador de serviço nos jogos do FC Porto. O sr. Valdemar Lopes também bisou, nas jornadas 8 e 10 (dois jogos fora das Antas) e o sr. Natálio Silva foi observador em 4 jogos do Benfica, incluindo nas jornadas 10, 12 e 14 (tudo jogos em casa, curiosamente). Mas também, são apenas 33 observadores, é "normal".

Apetece-me dizer que o que vale é que não se optou pelo sorteio, não fossem acontecer coincidências esquisitas. É bem preferível e credível confiar nas nomeações certeiras dos senhores da Liga "Profissional" de futebol!

Sem comentários: