segunda-feira, novembro 22, 2004

Quem não ganha jogos destes não merece ganhar títulos

Assim não, assim não...Pois é, pois é. Este ano tenho acompanhado ao vivo a maior parte dos jogos do Glorioso e após o resultado, até lisonjeiro, ontem obtido frente ao Rio Ave - empate a três golos, julgo que estamos conversados no que a esta época diz respeito. Independentemente da qualidade mediana do plantel, com especial destaque para o banco de suplentes, uma vez que considero que os titulares constituem uma equipa razoável, confirmei ontem à noite uma série de situações, que me deixam absolutamente negativista.

Uma pessoa que:

1 - Não consegue nos treinos verificar que tem no plantel, um "jogador" que nem no banco do Salgueiros tem lugar e o coloca em campo durante 3 jogos, durante 90 minutos (Nacional, Estugarda e Gil Vicente). Refiro-me a Paulo Almeida, esse "falso-parado", que me recorda com "saudade" de um outro "mago do círculo central" - Michael Thomas. Dêem-me um mês de preparação física e mesmo com a minha "provecta" idade, eu prometo que jogo melhor. Pelo menos corro mais!

2 - Coloca uma equipa inteira dentro da sua Grande Área, em toda e qualquer situação de bola parada junto da mesma (Algo que nem nos bons velhos tempos do "cattenaccio" se utilizava). Caros amigos, nem na II Divisão B se pratica disto! Já não peço para deixar dois jogadores no círculo central -prática comum no futebol moderno. Um pelo menos...Sempre dá para assustar.

3 - Não consegue tomar a decisão de substituir um jogador que actuou ontem, 90 minutos em evidente falta de disponibilidade física (que era por demais notória aos 20 minutos de jogo), e que esteve directa ou indirectamente ligado a todos os golos sofridos pela equipa.

4 - Incute na equipa mecanismos e ordens para, após adquirida uma vantagem de um golo, começar de imediato a defender e a gerir (pelo menos tentar, que é a única coisa que vi até agora) o resultado.

Não tem condições para ser treinador principal do Sport Lisboa e Benfica. Após o jogo de ontem, estou plenamente convencido que vai ser mais uma época para esquecer. Infelizmente, ó caraças...

A única coisa que me dá ânimo - relativo entenda-se - é o facto de até dia 9 de Janeiro de 2005, o Benfica ir ser ultrapassado pelo Sporting (que anda até a praticar um futebol agradável). É que normalmente nestes jogos, quem está pior...

Sem comentários: