segunda-feira, maio 06, 2019

O facebook, o silenciamento de vozes conservadoras e a importância de irmos para outras redes

O facebook começou por ser uma plataforma livre. Onde cada um dizia o que queria e quando nos sentíamos ofendidos bloqueávamos o ofensor. Nós deixávamos de ver o ofensor, mas ele não deixava de ter voz. Porque o que nos ofende a nós, não ofende todos. Porque, exceptuando casos muito extremos, não sabemos quem tem razão e a sociedade só cresce, o mundo só avança, com debate saudável entre partes que não concordam entre si.
Depois o facebook passou a banir todos os que enveredavam pelo discurso de ódio, diziam, para nos proteger de terroristas e evitar que o ISIS recrutasse jovens inocentes... e foi aqui que tudo descambou.
Sim, a ideia de evitar que grupos terroristas recrutem jovens é boa. A verdade é que isso não está a ser evitado. O zuckerberg já afirmou que os muçulmanos são um dos grupos protegidos, logo se criticamos o Islão temos a nossa conta banida, mas grupos, de facto terroristas, como o Muslim Brotherhood, por exemplo, mantêm as suas contas sem problemas.
Aquilo que é considerado discurso de ódio passou a ter um limite cada vez menor, e neste momento discurso de ódio no facebook, é, por exemplo, o Paul Joseph Watson. Expor o que se passa no mundo (nada mais - é só isso que faz o Watson, não teoriza muito à volta), passou a ser discurso de ódio. Ser patriota - é discurso de ódio, ser conservador. Agora chegámos ao ridículo de banir quem coloque imagens de pessoas que foram banidas... Quantos de vocês à direita já não têm cuidado com o que escrevem no facebook para não serem banidos? Sentem-se livres a fazer isso? Quantos acham que têm cuidado à esquerda? Pois. Há uma perseguição da direita por parte do facebook e instagram e, em menos escala mas lá chegará, twitter. O facebook sabe que pode decidir eleições em todos os países e tudo faz para que a esquerda ganhe. É por isso que seria importante fazer a transferência das nossas contas para outras redes sociais onde a liberdade de expressão e opinião fosse integral, cabendo-nos a nós banir e silenciar, só para nós, quem nós não gostamos. E se um dia o facebook nos banisse, não fazia mal, porque os textos, as interacções e as contas já estavam a crescer noutros lados. Porque ninguém deve ter o poder de mandar silenciar a voz de alguém mesmo para aqueles que o querem ouvir. Hoje são eles, amanhã seremos nós. Por mim, estou a priorizar a rede social minds  relativamente a todas as outras. Gostaria que mais me seguissem. Se o facebook nos quer silenciar, deixem-no ficar em silêncio. Não o deixem calar-vos, vão falar para outro lado onde a vossa voz possa continuar a ser divulgada.

Sem comentários: