terça-feira, maio 06, 2008

Surrealismo à beira-mar

Durante o último fim-de-semana, em passeio pela bela zona do Oeste, eu e as minhas duas meninas acabámos por ir almoçar junto à praia de Porto Dinheiro, no concelho da Lourinhã. Dos dois restaurantes que havia "à disposição" acabámos por escolher um deles porque não tínhamos dinheiro levantado e só nesse havia possibilidade de pagamento por Multibanco. E em boa hora o fizemos.
Depois de sentados e afiambrados com a bela da couvert, perguntámos o que era o bife da casa, ao que a empregada de mesa, respondeu de forma atrapalhada:

- Bom, é um bife...
Insistimos aperfeiçoando a pergunta com tópicos (tem algum molho especial? acompanhamentos?)

- Pode vir acompanhado de arroz, massa, batatas fritas, o que quiserem.

Prosseguimos: "- Então qual é a diferença para o bitoque?"

Lá acabámos por saber que o bife da casa era...um bife normal, igual ao bitoque só que ligeiramente maior. Sendo assim, e para alimentar a curiosidade acabámos por pedir um bitoque e um bife da casa. E foi então que ficámos a saber que o bitoque não trazia ovo porque...a cozinheira não trabalhava com ovos. Trazia então, em vez do tradicional ovo estrelado...fruta! E nós tudo bem, venha de lá isso então.
Cerca de uma hora depois, chegam-nos duas travessas, com o bitoque e o bife especial que eram...exactamente iguais.

Depois da atrapalhação da empregada que, com uma travessa em cada mão, não sabia qual era qual lá decidiu, aleatoriamente (imagino) que um era o bife da casa e outro o bitoque. Pronto, a diferença entre os dois pratos era, literalmente, um euro e setenta e cinco cêntimos! Mas sim, nenhum destes bifes tamanho XXL tinha o tal ovo, substituído por uma enorme rodela de ananás (provámos portanto o primeiro bitoque de ananás da história).

Na altura do pagamento, lá me dirigi ao balcão (para despachar a coisa e sair daquela tortura) e fui pagar com o cartão de multibanco. Ao receber a maquineta para carregar no OK depois de colocado o preço a pagar, verifico que, se tivesse carregado sem olhar, iria pagar a bela quantia de 2.075 euros...

PS: para terminar a bela da odisseia, os bifes eram iguais noutro ponto, dado que eram ambos pouco mais que intragáveis! Bom, mas ao menos a vista era maravilhosa...

Sem comentários: