quinta-feira, dezembro 18, 2014


Revelo com orgulho que não partilhei nenhuma... algumas nem cheguei a ver...

Rumor nº1 - Publique isto no seu mural e as suas fotos estão seguras



A garantia foi tomada como real por muitos, que se apressaram a copiar o texto, com suposta validade legal, acreditando garantir assim os direitos a todas as suas imagens, vídeos ou textos.
Rumor nº2 - Macaulay Culkin morreu



O boato foi lançado por uma página falsa de homenagem à estrela de Sozinho em Casa e não tardou a tornar-se viral. 
Rumor nº3 - Betty White morreu



Todos os anos, as redes sociais matam umas quantas celebridades. A notícia falsa da morte da atriz nonagenária, posta a circular pelo site satírico Empire News, foi partilhada mais de 2 milhões de vezes como sendo real. De notar que o título original era "Actress Betty White Dyes Peacefully In Her Los Angeles Home". E "dye" significa pintar e não morrer ("die").
Rumor nº4 - Carregar iPhone no microondas
O falso anúncio da Apple surgiu este outono, alegando a existência de uma nova forma de carregar a bateria dos iPhones: aquecê-los no microondas... Ainda se viram fotos de utilizadores a mostrar o estado em que ficaram os aparelhos, mas não foi possível confirmar a autenticidade de nenhuma.
Rumor nº5 - Plutão é novamente um planeta 
Este surgiu na sequência de um evento no Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics quando três físicos debateram a possibilidade de manter Plutão como planeta e pediram a opinião à assistência - o "sim" ganhou incontestavelmente, dando origem a notícias como "O povo falou: Plutão é um planeta".
Rumor nº6 - O Facebook vai começar a cobrar aos utilizadores
Boato quase tão antigo como o próprio Facebook, continua a aparecer ciclicamente e 2014 não foi exceção. Em setembro foi partilhada 2,3 milhões de vezes a "notícia" de que a rede social passaria a cobrar cerca de 2,5 euros por mês aos utilizadores.
Rumor nº7 - Bansky foi detido
Mais uma mentira de um site satírico, o The National Report, que lançou o boato quando Bansky andou por Nova Iorque.
Rumor nº8 - Cascas de limão destroem o cancro
Esta foi apenas um das muitas alegações infundadas postas a circular pelo site Natural News, que acabam por se tornar virais nas redes sociais.
Rumor nº9 - O 11 de Setembro nunca aconteceu
O rumor começou com um vídeo que alegadamente mostrava que as torres do World Trade Center não tinham, afinal, sido atingidas por nenhum avião. O artigo foi partilhado centenas de milhares de vezes.
Rumor nº10 - Este foi o polícia que matou Michael Brown


Nas semanas que se seguiram à morte de Michael Brown, o jovem negro e desarmado abatido a tiro por um polícia, em Ferguson, Missouri, surgiu na Internet uma foto que alegadamente mostrava o agente em causa, Darren Wilson, depois de lutar com Brown. A imagem era, afinal, datada de 2006 e mostrava o motociclista Jim McNeil, no hospital, depois de um acidente.
Rumor nº11 - O criminoso sexy tornou-se modelo 


Nesta caíram até alguns meios de comunicação social. Semanas depois de a foto de Jeremy Meeks se tornar viral, circulou a informação de que tinha assinado um contrato no valor de 24 mil euros no mundo da moda.


Ler mais: http://visao.sapo.pt/11-rumores-que-circularam-no-facebook-em-2014=f804396#ixzz3MF5ds2Oi

Sem comentários: