terça-feira, junho 26, 2007

QI - Qu'é isso?

Uma amiga enviou-me ontem o link para um artigo do Expresso de sábado passado. O tema do mesmo era a entrada de uma menina de dois anos numa associação britânica para pessoas sobredotadas.
Acabadinho de o ler, e apesar do tema ser interessante, acabei por achar ainda mais interessante alguns dos pontos referidos no artigo, a começar pelo 1º parágrafo do texto, onde se pode ler:

"Uma menina britânica com dois anos de idade garantiu a entrada na Mensa, uma associação exclusiva a pessoas com um quociente de inteligência de 152."

Presumo portanto que, na cabeça da jornalista responsável pelo artigo, pessoas com um qi de 151 ou 153 fiquem de fora desta organização. Mais curioso ainda quando, poucas linhas abaixo ficamos a saber que "a pequena Georgia Brown foi aceite neste clube exclusivo – com cerca de 100 mil membros de mais de 100 países no qual só podem entrar pessoas com um Q.I. superior a 148." Mas, afinal, em que é que ficamos?

Já perto do final da página, podemos receber alguns esclarecimentos sobre a Mensa, nomeadamente que:

"Quem tiver obtido uma classificação num teste de quociente de inteligência (disponível na página oficial da Mensa, nos links abaixo) que o coloque nos 2% superiores da população mundial, pode inscrever-se nesta associação."

Ora, no tal link que vai para o site da Mensa pode ler-se:

"This quiz is provided for entertainment purposes only; it is not an IQ test. This score will not qualify you for Mensa."

E no site português da Mensa:

"Este teste não tem qualquer validade psicométrica e não apresentará como resultado o seu Quociente de Inteligência. Pretende apenas fornecer-lhe uma indicação sobre as suas possibilidades de ser admitido como membro da Mensa."

Ligeiramente diferente daquilo que está referido no Expresso, portanto! Não querendo tomar o exemplo como um todo, parece-me que a qualidade e o cuidado colocado pela jornalista na elaboração deste artigo não seria suficiente nem para um 24 horas, quanto mais para o semanário de referência do país!

Sem comentários: