sexta-feira, junho 15, 2007

Na hora certa, no lugar certo?

Poderá estar o 'tuga' Pedro Lamy. Incluído na equipa oficial da Peugeot, que este fim de semana vai disputar as 24 de Le Mans, e em posição para alcançar o maior feito de sempre do automobilismo português.

Ontem realizou-se a segunda sessão de treinos oficiais e a equipa composta por Lamy e pelos franceses Sarrazin e Bourdais vai sair, no próximo sábado, da pole-position.

Desiludam-se os mais desatentos. A pole em Le Mans é um objectivo meramente comercial e não tem qualquer influência no desenrolar da corrida. Esta dura 24 horas, em que se irão percorrer mais quilómetros do que durante todo o Campeonato do Mundo de F1, e em que a adversidade está ao virar da esquina. Mas após ter estado nesta posição , quando correu pela Mercedes, Pedro Lamy terá aqui uma segunda tentativa. E quem sabe se não será desta!

Pessoalmente, duvido que a Peugeot consiga levar de vencida a multi-vencedora Audi, este ano. Le Mans exige investimento continuado e muito raramente uma equipa consegue o sucesso almejado à primeira tentativa. Até ao momento todas as simulações de 24 horas, levadas a cabo pela Peugeot, foram interrompidas devido a problemas mecânicos.

No entanto, parece que a corrida se vai disputar à chuva, pelo que este factor deverá ser minimizado. E se não for este ano, poderá ser nos próximos dois (prazo determinado para alcançar resultados).

E tenho também uma outra dúvida. O francês Sebastian Bourdais, tri-campeão da CampCar Series (a F1 dos States). Será que conseguirá fazer uma boa transiçãos dos sprints para este tipo de prova? A ver vamos este fim de semana. A ver vamos, se vai suceder história. Senão teremos que aguardar mais 365 dias. Coisa pouca...

Sem comentários: