quarta-feira, março 23, 2005

Os piores empregos da história

Sod Off BaldrickEm exibição no Reino Unido, com apresentação do fabuloso Tony Robinson (lembram-se de Baldrick, de nome completo Sod Off Baldrick?), está esta série, onde se relatam aqueles que podem ser considerados os piores empregos ao longo da história. Por aqui, e para tirar um bocado o gosto de tanto post futebolês, ficam alguns exemplos e a minha vontade de ver um canal, qualquer um, a passar esta série por cá.

Colector de ovos de Arau-comum - subir a falésias, descer até junto dos ninhos e tentar apanhar estes ovos, enquanto se é atacado por aves furiosas...giro!
"Fuller" - andar todo o dia em dentro de recipientes cheios de urina estagnada, de modo a produzir e recolher a amónia que permite tornar a lã mais macia.
Colector de sanguessugas - recolher sanguessugas, quanto mais gordas melhor, para colocar em feridas ou em pessoas doentes, habitualmente andando por terrenos férteis nestes animais, de modo a apanhá-las da maneira mais simples, ou seja, agarradas aos pés nus. Tirá-las dos pés, colocá-las em jarros e vendê-las aos charlat...médicos da época.
Limpador de rabos - à falta de papel higiénico, este emprego constava em, pura e simplesmente, lavar e limpar o rabo de outras pessoas, habitualmente gente importante, com as mãos.
"Violineiro" - consta em abrir as entranhas de uma ovelha, puxar todos os 9 metros de intestinos para fora do corpo do animal, separar a gordura do resto e apertá-los para que saiam os excrementos. De seguida, colocar as entranhas em água fria, limpá-las e amassá-las, fumigá-las com enxofre aquecido e torcê-las até se obter um fio tão fino que possa ser utilizado como corda de violino.
"Piolheiro" - limpar as cabeças e as perucas de alguns ilustres senhores dos minúsculos insectos que aí se aglomeravam.
"Busca-mortos" - analisar os cadáveres frescos e definir a causa da morte, para que se possa fazer uma "Carta da Mortalidade", na altura da Peste Negra...e receber 3 a 4 pences por morto.
"Lambedor de sapos" - consiste simplesmente em lamber a pele de sapos, supostamente venenosos, e de seguida engolir uma mistela qualquer que um charlat...médico queira vender como antídoto para...tudo.
"Castrato" - depois de ter os testículos removidos, com o uso de água quente, tesouras afiadas, álcool barato e muita habilidade manual, poderia chegar a notas impossíveis para qualquer homem, tornando-se uma super star da ópera. Habitualmente este trabalho era dado a jovens cuja família, para receber dinheiro, inventava uma desculpa médica qualquer (um acidente de cavalo, uma pancada violenta ou uma mordidela de um animal) para justificar a operação.

Tudo profissões simpáticas, portanto! Agora, se o Carvalho da Silva descobre este post, acaba-se o desemprego no nosso país em três tempos.

E já agora, experimentem descobrir aqui quais os emprego as que estariam habilitados.

Sem comentários: