sexta-feira, novembro 28, 2003

Triste fado

Ontem, mais uma vez, o Sporting deu-me razão de que não compensa, em qualquer competição, "pedir" e/ou desejar, equipas fracas/acessíveis.
Ao ser eliminado pelos turcos do Genchibiglilixixi (ou lá como esta equipa se chama), o "Sportem" fez-me recordar outras eliminações de equipas portuguesas, face a adversários teoricamente acessíveis. A recordar (e de cabeça, que deve haver por certo mais exemplos):

Benfica - Aris de Salónica, Halmstadts, Bastia e uns tipos quaisquer da Bélgica aqui há 5/6 anos, para já não falar do Gondomar, na época transacta;
Sporting - Viking Stavenger, Grasshopers, Casino Salzburgo e ainda o ano passado a Naval 1º de Maio;
F.C.Porto - Uma equipa inenarrável da IV Divisão inglesa (vencedora da Taça do País de Gales), que também não me recordo do nome, em 1982 ou 83. Assim como uma eliminação frente ao Tirsense (na altura na II Divisão), nas Antas, para a Taça;
Selecção Nacional - Última participação no Mundial da Coreia/Japão, em que toda a gente era unânime, em considerar que o grupo de apuramento, constituido por Coreia do Sul, EUA e Polónia, era francamente acessível.

Estas equipas, muitas delas desconhecidas, fortemente motivadas e sem nada a perder, são quase sempre um quebra-cabeças, e não raras vezes, apanham desprevenidos os conjuntos nacionais. Por isso, e desde há muitos anos, eu desejo que em sorteios saiam, em sorte, equipas fortes. A motivação dos jogadores está em alta, e quem tem aspirações a chegar longe não pode temer ninguém.

Assim sendo, desejo que na próxima eliminatória da Taça UEFA saia em sorte ao "Glorioso" uma equipa tipo Barcelona ou Liverpool. Assim, como no próximo Domingo, saia em sorte à Selecção Nacional um grupo forte. Uma vez que não é possível, um constituído por França, Alemanha e Espanha, venha a Alemanha, a Holanda e a Grécia. Italianos é que não, que as equipas portuguesas não se dão muito bem com a sua forma de actuar. Mas se tiver que ser, é preferivel que a Estónia, ou Letónia, ou lá quem eles são.

Sem comentários: