segunda-feira, julho 30, 2007

Indignação aos protestos indignados

Fogo....

Estamos nos últimos dias de Julho. Graças a um Verão até agora atipicamente morno, a habitual percentagem de incêndios e de inícios dramáticos de telejornais (se exceptuarmos o grande incêndio que se deu em Lisboa e alastrou até Madrid, com lágrimas nos olhos e corações partidos) diminuiu de modo considerável, principalmente se tivermos em conta os últimos 3-4 anos.

Ora, se na 5ª e 6ª feiras passadas tinham estado uns simpáticos 24 ou 26 graus, este fim de semana o calor, tão pedido por tanto proto-veraneante, chegou em força. No sábado, o termómetro chegou aos 37º e no domingo penso que os tenha ultrapassado. E foi ontem que, retido em casa com o resto da família adoentada, reparei que se faziam ouvir bem mais sirenes de bombeiro do que tem sido normal. Para compensar, o habitual barulho do vento que se faz sentir onde eu moro...desapareceu. De repente a casa, por norma fresca, parecia um forno.

Por volta das 20:30, começo a ouvir bastantes sirenes...bastante perto. Em comentário com a minha namorada digo...isto hoje deve ter estado bonito, devem haver imensos incêndios por todo o lado. Entretanto a habitual ventania tinha voltado. Nisto, ela vai à varanda e diz algo como "olha, é mesmo aqui atrás!" E dá com a imagem que acompanha este post. A menos de 2 quilómetros de nossa casa, por detrás do vale, ardia uma pequena extensão de árvores e matagal. Enquanto de um lado da estrada era o fogo que iluminava o céu, do outro lado da estrada, eram as luzes de alguns prédios e casas que por ali ficam que o faziam.

Na altura viam-se pelo menos dois carros de bombeiros a combater as chamas, tendo chegado entretanto pelo menos mais dois.

Entretanto, e enquanto estávamos na varanda, ouvíamos os intermináveis comentários de uma vizinha, onde se incluíam pérolas como as seguintes:

- "Chamámos os bombeiros só havia uma chaminha, quando chegaram já estava enorme!" (tendo em conta o vento, presumo que 2 minutos depois da tal chaminha, o fogo já se tivesse multiplicado n vezes).

- uns 10 minutos depois da chegada das primeiras corporações: "Então só agora é que estão a chegar mais, não deviam ter vindo logo?" (até porque os bombeiros tiveram um dia sossegadinho...)

- "Isto devia era haver prevenção, mas prevenção é palavra que não se conhece neste país." (já má-língua e vontade de criticar quem trabalha...)

Durante todo o monólogo desta verdadeira heroína, nunca lhe passou pela cabeça que os bombeiros tenham acorrido a este incêndio vindos de outros incêndios que ocorreram por toda a região. Presumo que para esta iluminada, eles estavam quietinhos no quartel a beber bejecas e a ver o Benfica na televisão, e que só por isso se "atrasaram".

Claro que o estupor da mulher esteve na varanda o tempo todo, a gabar-se aos vizinhos, e a criticar os bombeiros, até que o fogo foi apagado, lá pelas 22:30. Os bombeiros esses, mesmo depois da senhora ter ido ver o resto da novela, estiveram lá até bem para lá da 01:00, para PREVENIR reacendimentos mas mesmo então, provavelmente, depois deles terem conseguido sair daqui, haveria alguém a perguntar: "mas porque é que estes só chegam agora?"

Cerca de 10 minutos depois dela começar o seu espectáculo de má-língua, dizia-me a minha namorada..."posso mandar-lhe com qualquer coisa à cabeça, por favor?". Aconselhei-a a não o fazer, dado que se lhe acontecesse alguma coisa, era provável que os bombeiros a tivessem que vir buscar a casa, para a levar ao hospital... e toda a gente sabe que eles iam demorar a fazê-lo, porque andaram o dia todo a brincar!

Sem comentários: