segunda-feira, janeiro 12, 2004

O pequeno génio

Muito se tem falado, nos últimos anos, deste tema. Têm-se criado institutos e muitas formas de prestar apoio a casos como este. E, se calhar, nada do que se possa ser feito será suficiente.

Estive este fim de semana, pela 1ª vez, frente a uma criança sobre-dotada. Trata-se do filho de um casal amigo que, por regra geral, encontrar durante a noite, não via à cerca de um ano.

O petiz está quase a completar 5 anos de idade. Desde muito novo que "coisas estranhas" saiam daquela cabecinha, para grande espanto e alguma preocupação dos pais. Há cerca de uma ano que não o via, por causa deo mesmo se deitar relativamente cedo e encontrar os pais quase sempre de noite. Eis algumas das coisas que este prodígio faz. Algumas eu vi, outras foram-me relatadas:

- Lê à velocidade de um adulto há mas de 1 ano. Ninguém o ensinou;
- Lê e percebe inglês há cerca de 6 meses, desta vez já ensinado, e após muito ter chateado os pais;
- Mexe melhor num computador que a grande maioria dos adultos que eu conheço. Compreende perfeitamente o seu funcionamento. Garante-me o pai que, 80% do que sabe ninguém lho ensinou. Aprendeu por observação;
- Faz todo o tipo de operações algébricas básicas a uma velocidade normal para um adulto. Já o sabe fazer desde que tem 3 anos;
- Conhece todos os jogadores de futebol da SuperLiga portuguesa, quer os esteja a ver na TV, quer numa colecção de cromos que ele tem;
- Ainda neste campo, conhece estádios (de nome), que eu próprio não me recordava (de equipas de escalões secundários e de campeonatos estrangeiros). Após o estar a testar, sem o resultado que eu desejava - o erro - neste exercício, lancei para o ar: "Qual o nome do Estádio da Reggina?". E após pensar um pouco, respondeu-me correctamente. Confesso que desconhecia o nome e o pai garantiu-me que estava correcto;
- Domina uma grande variedade de jogos (em especial os de mesa, tipo Monopólio), conhecendo profundamente as suas regras e zelando para o seu rigoroso cumprimento. Não suporta perder, fazendo de cada vitória sua uma festa dos diabos;
- Tem um nível de conversação anormalmente elaborado. Qualquer comparação com miúdos da sua idade é impossível;
- Escreve cartas;
- Lê livros de 200 ou mais páginas, avidamente. Os que só têm bonecos já não têm o mínimo interesse.

Trata-se de uma grande dor de cabeça para os "pobres pais", que têm grande dificuldade em lidar com esta situação. O miúdo está quase a começar a sua vida escolar, e já se encontra francamente à frente de todos os seus futuros colegas.

PS: Vá lá que ainda lhe consegui ganhar 3 jogos de xadrez, sendo que o último, após lhe ter dado algumas explicações, já não foi pêra-doce. E eu, considero-me um bom jogador, quase nunca jogando com quem conheço, pela facilidade com que lhes ganho os jogos, optando por só jogar, ou em torneios ou no Clube do qual sou sócio...

Sem comentários: