quarta-feira, maio 24, 2006

Plagiado ou plagiador?

Ora deixa cá mudar a data disto para, digamos...mmmm, 2004!Sem me querer alongar muito sobre o caso, mas porque os últimos acontecimentos (ver aqui e aqui) me fizeram debater com algumas pessoas sobre a propriedade intelectual (e jurídica) dos textos publicados na Internet e na blogosfera, peço-lhes que tentem imaginar esta situação:

C. é uma jovem de 26 anos, licenciada em Literatura Portuguesa Contemporânea que, por falta de emprego, trabalha na caixa de um hipermercado. À noite, C. mantém uma página pessoal onde costuma escrever os seus pensamentos e poemas. Por vergonha, C. nunca contou da existência desse blog à sua família, amigos ou mesmo ao seu namorado.
M. é uma escritora famosa, de 43 anos, e com diversos trabalhos publicados. M. mantém igualmente um blog, que é um dos mais visitados do país devido à sua popularidade.
M. vive actualmente uma crise criativa, não encontrando ideias para um novo livro de poesia.
Pesquisando na Internet, M. descobre por acaso o blog de C., e de imediato chega à conclusão que os poemas de C. têm muita qualidade.
M. copia os melhores poemas do blog de C., e coloca-os no seu blog, alterando as datas dos posts para que estas sejam bem anteriores às dos posts originais de C.
A editora de M. pede-lhe que publique um conjunto dos seus poemas antigos, utilizando os textos que publicou no blog.
M. publica um livro intitulado "Poesia blogosférica - textos de M." que se torna um sucesso imediato de vendas.
O namorado de C. oferece-lhe uma cópia desse livro, no Natal, pois sabe que C. adora poesia.
Nessa noite, C. começa a ler o livro e descobre que todos os poemas que ali encontra são da sua autoria.
Indignada e procurando um conselho sobre o que fazer, C. imprime os textos do seu blog e leva-os ao seu advogado.
O advogado de C. faz uma pequena pesquisa ao blog de M. e constata que a data em que os poemas aparecem publicados é sempre anterior à dos papéis que C. lhe entregou.


Agora coloquem-se na posição do advogado, de um juiz ou da opinião pública. Com os dados conhecidos...afinal, quem plagiou quem?

Sem comentários: