quarta-feira, fevereiro 01, 2006

System Error

Atenção, isto é um assalto...carregue em Control-Alt-Delete.Foi hoje assinado, em Lisboa, um protocolo entre o Governo português e a Microsoft, englobando 18 áreas de acção, entre as quais, ao que parece, está o apoio da Microsoft no "upgrade" do sistema informático da PJ, e a ajuda no combate ao crime informático. Ora isto está, na minha opinião, profundamente errado.
Obviamente que os jornalistas, que têm de estar de microfone em punho, à espera de uma declaração do primeiro-ministro, não são versados em novas tecnologias, nem têm de o ser, mas aceitar acriticamente um erro destes não passa pela cabeça de qualquer país "desenvolvido".
E o que está Portugal a fazer? A entregar a uma empresa estrangeira a responsabilidade por grande parte do seu sistema informático público.
- Quantos empregos para portugueses vão ser criados por esta parceria? Zero.
- Quantas empresas vão ser criadas para servir, por exemplo, a manutenção deste serviço? Zero.
A solução alternativa era entregar este "caderno de encargos electrónico" aos investigadores e programadores portugueses a partir de uma base de "Software Livre-Aberto" (SL/A) para que, por exemplo, quando a PJ tiver de se confrontar com um novo tipo de crime, que precise de outras formas de combate electrónico, não se tenha de estar à espera uma série de meses que a empresa de Redmond desenvolva os mecanismos de combate.
Optando por uma solução nacional e com base no SL/A, para além de dar emprego aos portugueses (e atenção que não estou a defender nada para mim, já que em princípio só em motivo de necessidade absoluta virei a trabalhar para o Estado), poderia pedir a várias empresas que desenvolvessem o software, criando riqueza nacional em "tecnologias de ponta" e estando estas naturalmente muito mais flexíveis para criar as tais soluções que a PJ precisaria.
Mas este protocolo é tal e qual as SCUTs: num dizia-se "Olhem aqui estas auto-estradas tão giras sem portagens", noutro diz-se "olhem para nós tão inovadores que até temos aqui um protocolo com a Microsoft, somos tão modernos, não somos?". É uma solução eficiente, sem dúvida. Mas vai-nos custar muito caro no futuro...

PS: Não vejam em mim nenhum "anti-Gates" ou qualquer coisa do género. O homem é um génio. É a ele que devemos, por exemplo, a massificação da utilização de PC. Mas para desenvolvimento de software, a Microsoft não é a melhor escolha para uma economia que quer crescer. É por isso que estou contra isto!

Sem comentários: