quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Referendo 2007 - O último debate

Agora que a Licas já abriu a caixa de Pandora relativa a este assunto, podemos publicar aqui o texto correspondente ao último dos debates sobre o assunto que vai a referendo no próximo domingo, e que irá para o ar em todas as rádios e televisões nacionais, pelas 23:45 do dia 09. Para este debate foram convidadas duas das mais ilustres figuras de ambos os lados da barricada para que possam colocar em cima da mesa as suas opiniões sobre esta questão tão sensível. Assim, pela parte do "nem pensar" esteve presente a Dra. Maria de Fátima Jesus de Todos os Santos, professora de religião e moral em Farófias de Cima, no distrito de Viana do Castelo; e em nome do "bora lá a isso" compareceu a Dra. Odete Anacleto de Sousa Pinto, administradora de uma casa de chuto em Marvila.

- NÓS: Boa tarde a todos, antes de mais gostava de agradecer a presença de ambas e pedia que, para já, começassem por fazer uma pequena introdução dos pontos de vista que cada uma defende. Assim, e de acordo com o sorteio previamente efectuado, iríamos começar por ouvir a Dra. Maria de Fátima.
- MFJTS: Antes de mais, uma santa tarde a todos os crentes que nos ouvem. Realmente, têm sido ditas e escritas coisas muito feias sobre a campanha do 'Nem Pensar' que não correspondem de todo à realidade, e que mostram bem o nível de actuação a que os assassinos do 'Bora lá a isso' já nos habituaram.
- OASP: Assassinos? Lá está, começa a Dra. com a habitual hipocrisia moralista a que os adeptos do 'Nem Pensar' nos habituaram...
- MFJTS: Hipocrisia? Mas será hipócrita querermos defender as crianças deste país destes assassinos?
- OASP: Outra vez? Realmente a hipocrisia da Dra. Maria de Fátima e restantes extremistas moralistas não conhece limites.
- MFJTS: Extremistas? Não somos nós que deseja matar pobres crianças indefesas...
- OASP: Não são crianças, são embriões!
- MFJTS: Não são nada embriões, são crianças indefesas!
- OASP: Já lhe disse que não são crianças, são embriões!
- MFJTS: Ora essa, é claro que não são embriões, são crianças indefesas, coitadinhas!
- NÓS: Minhas senhoras, minhas senhoras! Faziam o favor de pousar os tacos de basebol e os crucifixos com espinhos, que já deu para entendermos que não vamos a lado nenhum com esta conversa. E como estamos a aproximarmo-nos da meia-noite, gostaria que as senhoras fizessem um último curto apelo ao voto, por favor. Começaríamos então desta vez pela Dra. Odete Pinto.
- OASP: Bom, antes de mais gostava de dizer que ninguém no 'Bora lá a isso' é a favor do aborto. Nós somos pela vida, e defendemos o bem estar das crianças e das mulheres. Por isso, este domingo vote 'Bora lá a isso'.
- MFJTS: No 'Nem pensar' somos todos absolutamente contra o aborto. Defendemos os princípios da vida e da alegria e segurança das mães e das crianças. Por essas razões, na paz de Deus, vote este dia 11 no 'Nem Pensar'.
- NÓS: Bem, agora que faltam exactamente 30 segundos para o período de reflexão, espero que este debate tenha servido para elucidar as pessoas mais indecisas sobre as razões de cada uma das campanhas...boa noite e vá votar!

Sem comentários: