quinta-feira, julho 27, 2006

Toda a verdade: as faltas da Assembleia da República

Foi recentemente divulgada, pelos serviços da Assembleia da República, informação relativa à assiduidade dos deputados da nação, durante o período de Março de 2005 a Abril de 2006. De acordo com os números fornecidos, de um total de 1900 faltas (uma média de 18,5 faltas por sessão), apenas 13 (0,13 por sessão) foram consideradas injustificadas.

No entanto, e apesar de requeridos pelas agências noticiosas, não foram disponibilizados os motivos das justificações das faltas, dado que os serviços do Parlamento dizem tratar-se de "informação confidencial, não disponível para consulta pela comunicação social".

Sempre um passo à frente, o desBlogueador de conversa conseguiu ter acesso a um relatório confidencial com esses motivos, escondidos do superior interesse do povo português. Não podemos ficar calados, é necessário e urgente que se saiba quais as razões pelas quais os deputados faltam ao seu serviço. E aqui fica, toda a verdade...ade...ade...ade (sem eco perde um bocado do efeito, mas enfim!)

RELATÓRIO DE FALTAS APRESENTADAS PELOS DEPUTADOS DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA (Março de 2005 a Abril de 2006):

Ana Drago (BE) - 15 faltas
7 em deslocação oficial do BE a Marrocos; 4 por consulta de oftalmologia; 4 por presença num workshop de «técnicas de desobediência civil», realizado em Beirute.
António Vitorino (PS) - 27 faltas
12 por impossibilidade de estar em 3 canais de televisão e na AR simultaneamente; 8 por presença no congresso «O tamanho não importa...na política»; 7 por consulta de reconstrução capilar.
Francisco Madeira Lopes (Os «Verdes») - 4 faltas
2 por deslocação oficial em Barrancos, no âmbito da Festa de Nossa Senhora da Conceição; 2 por indigestão alimentar, depois de uma overdose de soja e tofu.
Francisco Louçã (BE) - 1 falta
1 por argumentar que não existiam câmaras de televisão suficientes que justificassem a sua presença.
Jerónimo de Sousa (PCP) - 42 faltas
29 por funções sindicais; 7 por presidir à XV Reunião de Amizade Portugal-Cuba; 6 por consulta médica de otorrinolaringologia, para correcção de afonia crónica.
João Soares (PS) - 28 faltas
12 por deslocação oficial a Angola; 10 por visita a familiar internado no hospital Júlio de Matos; 6 por presença na XIII Feira Internacional de Diamantes de Kimberley, África do Sul.
João Teixeira Lopes (BE) - 29 faltas
29 faltas por estar demasiado pedrado para dar com a Assembleia.
Joaquim Pina Moura (PS) - 33 faltas
24 por presenças em diversos conselhos de administração de empresas espanholas prestes a entrar em Portugal; 5 para conseguir acabar de fazer a sua declaração de IRS; 4 para se preparar para os exames de 2º ano da faculdade de Economia.
Manuel Alegre (PS) - 32 faltas
16 por idas ao barbeiro; 11 por estar a preparar uma ode a Rui Costa e quatro poemas sobre Luís Figo; 5 por estar a gritar com o taxista que o levou à AR, clamando que a ele ninguém o cala.
Manuel Maria Carrilho (PS) - 42 faltas
22 por sessões fotográficas para a Caras e Nova Gente; 9 porque simplesmente não lhe apeteceu aparecer.
NOTA: Os funcionários da AR recusaram-se a perguntar a este deputado os motivos da sua ausência nas restantes 11 vezes em que não esteve presente, alegando tratar-se de uma tarefa "demasiado chata".
Marques Mendes (PSD) - 43 faltas
23 por não ter conseguido completar a subida da escadaria de São Bento a tempo da sessão; 12 por representar Portugal no Campeonato Mundial de Mini Body Board; 8 por presença no congresso «O tamanho não importa...na política».
Paulo Portas (CDS/PP) - 25 faltas
24 por ter parado no espelho na entrada da Assembleia a admirar as suas gravatas; 1 por hospitalização após ter sido atacado por um familiar, na festa familiar de Natal.
Telmo Correia (CDS/PP) - 1 falta
1 para fazer as dobragens da personagem Egas, na nova série da Rua Sésamo.

Sem comentários: