sábado, agosto 02, 2008

Micas e Gastão (Actualizado a 7 de Agosto de 2008)

Faz na próxima terça-feira um mês que me mudei, com a Sara e a nossa filhota, para uma nova casa, numa zona fantástica do nosso Portugal. Ainda nem sequer estávamos convenientemente instalados e já tínhamos sido "adoptados" pelos animais da vizinhança, uma cachorrita passada dos carretos e uma gata novinha, prenha pela 1ª vez, chamada Micas. Ora desde o primeiro dia que a Micas escolheu esta casa para passar a parte do dia em que os seus donos estão por fora. Com o tempo, o gato que partilha a casa com ela, o Gastão, resolveu imitá-la. Nos últimos dias era vê-los entrarem pela sala dentro, mal se abriam os estores, pedindo festas, comida e atenção.
Ontem, numa dessas ocasiões, reparámos que a Micas miava de uma forma muito diferente do habitual e que deitava um líquido viscoso e ensanguentado. Estava a entrar em trabalho de parto e estava realmente aflita.
Sempre a miar muito, saiu aqui de casa e deitou-se no chão da rampa de acesso às casas, com um ar desesperado. E nisto o Gastão, que sempre nos pareceu um gato muito senhor de si e independente, deita-se ao lado dela, prende-a pelo cachaço para não se mexer muito e abraça-a, ficando os dois assim durante uns bons minutos. Apressadamente, e sem muito cuidado com a qualidade, conseguimos apanhar uma foto do momento. De seguida a Micas escondeu-se na casa de banho de sua casa e espera-se que tenha os filhos esta noite. O Gastão voltou 2 vezes cá a casa, com um ar muito preocupado e deitou-se nas pernas da minha mulher no sofá, pedindo festinhas. De repente vi num felino o mesmo sentimento que eu tive durante as horas que antecederam o nascimento da minha filha, vá-se lá entender!



Update: entretanto a Micas "desapareceu" de sua casa, devendo ter ido ter a sua ninhada no sítio que terá escolhido previamente...já verificámos a casa toda, não foi aqui! Se tudo correu bem, hoje deveremos ir ver os nossos "afilhados".

Nova actualização (realizada por Sara Jofre): A Micas apareceu nessa mesma noite, em casa dos donos, esteve durante mais de 24 horas em trabalho de parto, altura em que os donos, achando tratar.se de tempo a mais, a levaram a uma clínica. Foi submetida a cesariana e encontra-se a recuperar lindamente (levantando-se bem, comendo, bebendo, dando mama e abraçando os filhotes). Os filhotes, ou melhor, filhotas, eram só duas e sobreviveram as duas (são muito pequeninas e lindas, uma toda branca e a outra branca com manchinhas cinzentas). A Micas tem pouco leite tendo os donos de dar mini-biberões aos gatinhos para que eles sobrevivam. Mas está tudo a correr bem :)

Sem comentários: