sábado, fevereiro 14, 2015

Santo dos Namorados: São Valentim ou Santo António?


De acordo com a Igreja Católica as origens de S. Valentim são obscuras e ninguém sabe muito bem de que se trata e onde acaba a mentira para começar a verdade.
O Santo hoje celebrado pode ser um de três. Um que teria sido condenado à prisão por se recusar a converter à religião de Cláudio II e ter-se-ia apaixonado pela filha do carcereiro que o visitava regularmente, a quem terá escrito cartas de amor assinando: "Do teu Valentim". Um segundo, da mesma época que  diz que o imperador, também o Cláudio II, proibiu os casamentos com o argumento de que os rapazes solteiros e sem laços familiares, eram melhores soldados. Valentim terá ignorado as ordens e continuado a fazer casamentos em segredo a jovens que o procuravam. Segundo a lenda, Valentim foi preso e executado no dia 14 de Fevereiro, por volta do ano 270 d.C. E um terceiro que sarou o filho de um filósofo...

Para a Igreja Católica este é um feriado pagão, sem sentido. Faria muito mais sentido o dia dos Namorados ser celebrado a 13 de Junho pois Santo António  trata muito melhor dos amores perdidos ou encontrados. Ainda por cima, é culturalmente português, universal e caseiro, e só os portugueses - e os brasileiros, que lhe ganharam igual ligação - é que lhe reconhecem o dote de namoradeiro e casamenteiro.

Seja no que for que acreditemos, o amor não deve ter hora marcada e o dia dos namorados são todos aqueles em que se ame. Por isso feliz dia dos namorados, hoje, ontem, amanhã e também dia 13 de Junho ;)

Informações e alguns excertos do texto retirados daqui: http://www.paroquias.org/noticias.php?n=341

Sem comentários: