terça-feira, fevereiro 10, 2015

Dívida pública: PS de acusador a condenado

Excertos do artigo de hoje de Duarte Marques para o Expresso:

Os Governos socialistas foram uma máquina de gerar dívida, cuja explosão foi a causa directa do colapso de financiamento, que acabou por ditar a inevitabilidade do resgate. Revolta ouvir ex governantes, que varreram dívida para debaixo do tapete, a acusar este Governo de aumentar a dívida.

Com os dois últimos governos socialistas, isto é, de Março de 2005 ao resgate de 2011, a dívida pública cresceu mais do dobro do que desde o início do ajustamento até à actualidade. De facto, com os dois Governos Sócrates, a dívida pública cresceu mais do que nas três décadas anteriores (1975 a 2005). [...] em menos de três anos, a dívida pública aumentou 40 pontos percentuais do PIB. Os Governos socialistas foram, com efeito, uma máquina de gerar dívida, cuja explosão foi a causa directa do colapso de financiamento, que acabou por ditar a inevitabilidade do resgate. A dívida pública, com os dois Governos socialistas que nos levaram ao resgate, não só aumentou mais de duas vezes do que na actual legislatura, como aumentou por razões muito diferentes.
[Actualmente a] dívida parou de crescer e isso irrita o PS.  No último ano a dívida não cresceu e isso já deve ser considerado uma grande vitória."


Sem comentários: